As primeiras histórias do Gênesis podem parecer como histórias de crianças, mas na verdade contêm uma profunda sabedoria que explica acerca do desenvolvimento humano. Se olharmos para esta história no sentido literal, perdemos muito. Mas se olharmos para o seu significado mais profundo, há muito que podemos aprender sobre nós mesmos a partir desta lenda do passado.
A Arca de Noé é uma história bastante conhecida da Bíblia, que cobre vários estados e processos espirituais. Alguns deles são descritos neste vídeo. Por exemplo, a proximidade ou distância espiritual é medida pela equivalência ou disparidade de qualidades entre duas entidades. Se queremos nos aproximar da Força Única que opera na natureza, precisamos adquirir suas propriedades de amor e doação incondicionais.
A Sabedoria da Cabalá nos ajuda a obter essas qualidades divinas de forma metódica e científica. Esta é a ciência onde o cientista muda e, através dessas mudanças, revela uma realidade diferente.
Os cinco livros de Moisés descrevem, de forma alegórica, as constantes mudanças internas dentro da pessoa e a realidade diferente que o observador em transformação pode alcançar. Todas as histórias explicam como podemos nos elevar continuamente da nossa natureza inerentemente egoísta em direção a um estado mais elevado de amor e doação, revelando camadas mais profundas do ego e elevando-nos para estados mais próximos do Criador, a Força da Natureza.